pt-brfren
  • Depilação a laser – dúvidas frequentes

    Depilação a laser – dúvidas frequentes

    O que é depilação a laser?

    A técnica elimina permanentemente os pelos corporais por meio de um aparelho de laser. Na clínica existem diversos tipos de tecnologia, que são usadas de acordo com o tipo de pele do paciente e da espessura e cor do seu pelo.

    Como funciona?

    A remoção dos pelos com laser segue um princípio chamado fototermólise seletiva, o que significa que o dispositivo busca o pigmento do pelo e, dessa forma, lança uma energia para destruí-lo pela raiz.

    É definitiva?

    Sim, na maioria dos casos. Porém, alguns meses após o fim do tratamento, algumas pessoas podem precisar de uma ou duas sessões a mais. Pacientes que apresentam problemas hormonais podem ser mais resistentes à ação do laser.

    Quantas sessões são necessárias?

    Primeiro o paciente é avaliado pelo dermatologista, pois ele determinará o equipamento mais indicado. A recomendação é realizar seis sessões, uma por mês, mas isso depende de cada pessoa. Entre a terceira e a quarta sessão deve ser feita uma reavaliação com o objetivo de verificar como está o andamento do processo. Neste momento, o intervalo entre as sessões pode sofrer mudanças.

    Quem aplica o aparelho e supervisiona o processo?

    A clínica tem uma equipe especializada, com enfermeiros e fisioterapeutas treinados para esta função. A depilação é supervisionada por médicos dermatologistas, sendo este o grande diferencial de escolha para o paciente quando comparado ao procedimento realizado em centros de estética.

    Dói?

    Pode doer um pouco. A intensidade da dor varia para cada pessoa, mas, no geral, ela é bem tolerada.

    Há contraindicações?

    Sim. Gestantes, crianças e pacientes sensíveis à luz são exemplos. O dermatologista fará uma avaliação completa de cada caso na primeira consulta.

    Quando eu vou notar os resultados?

    A partir da primeira sessão já é possível identificar redução na velocidade do crescimento e melhora dos pelo encravados.

    Como devo me preparar para a depilação a laser?

    Você não deve chegar na sessão bronzeado e, nos 20 dias anteriores, não deve arrancar os pelos pela raiz (cera, pinça, Satinelle).

    Que cuidados devo tomar após a sessão?

    Você deve evitar sol na área tratada por uma semana e, se houver qualquer dúvida, entrar em contato com a clínica.

    Quais as complicações possíveis deste tratamento?

    Quando supervisionado por médicos e realizado com equipamentos de qualidade, o procedimento é bastante seguro. De qualquer forma, como qualquer tratamento médico, pode haver complicações. Entre elas, a mais frequente é sentir irritação na pele (vermelhidão) e ardência leve, logo após a aplicação. Esses sintomas costumam desaparecer no mesmo dia, mas, raramente, persistem e apresentam formação de casquinhas, principalmente quando o paciente se expõe ao sol intenso. Caso aconteçam complicações, como o tratamento é monitorado por médicos dermatologistas, elas serão cuidadas imediatamente.

    Como devo fazer para agendar uma avaliação?

    Converse pessoalmente com o médico ou, por telefone, com nossos atendentes. Nossa equipe poderá ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas!

    Roberta Vasconcelos – Dermatologista

    CRM 120.345

    Deixe um Comentário →

Photostream