pt-brfren
  • Diagnóstico e tratamento da queda de cabelo

    Diagnóstico e tratamento da queda de cabelo

    A perda de cabelo é um transtorno para muitos pacientes, tanto mulheres quanto homens. As principais causas são a alopecia androgenética (calvície) e o eflúvio telógeno. Além dessas, outras doenças menos comuns podem gerar alterações no couro cabeludo e nos fios, como alopecia areata, alopecia frontal fibrosante, lúpus, entre outras.
    Atualmente, existem diferentes formas e procedimentos para melhorar o diagnóstico e tratamento das diversas causa de perda dos fios, que comentarei detalhadamente a seguir.

     

    Diagnóstico da queda de cabelo

    TRICOSCOPIA

    É um exame realizado com uma lente específica que amplia a imagem do couro cabeludo de 10 até 70 vezes, dependendo do aparelho utilizado. Este exame permite a análise detalhada de estruturas como as raízes e os fios e mostra sinais de inflamação, descamação e vasos sanguíneos, auxiliando, assim, no diagnóstico da causa da queda de cabelo. Também permite a obtenção de fotos para comparação no decorrer do tratamento.

     

    TRICOGRAMA

    Para este exame, coletamos alguns fios de cabelo desde a raiz através de um instrumento específico. Os fios coletados são colocados em uma lâmina e são avaliados em um microscópio. Com isso, conseguimos avaliar a haste do cabelo, sua espessura e, principalmente, em qual fase do ciclo capilar os fios se encontram (fase de queda ou fase de crescimento). Portanto, este exame pode auxiliar no diagnóstico precoce da calvície, eflúvio telógeno, entre outros.

     

    BIÓPSIA DO COURO CABELUDO

    Neste exame, se realiza uma anestesia local e, posteriormente, é removido um ou dois fragmentos (a depender da suspeita do médico dermatologista) de 4 mm do couro cabeludo. Esses fragmentos são enviados ao médico patologista, que, através da análise microscópica, pode ajudar no diagnóstico da doença capilar.

     

    Tratamentos

    MESOTERAPIA CAPILAR

    Nesse tratamento, certas substâncias estéreis (como vitaminas) são injetadas diretamente nas raízes capilares a fim de aumentar a velocidade de crescimento e interromper a queda de cabelo. O tipo de substância a ser injetada é decidido pelo médico dermatologista após uma avaliação clínica do paciente.

     

    MICROAGULHAMENTO

    É um procedimento no qual é utilizado um dispositivo chamado roller (um “rolinho” com agulhas finas). Esse dispositivo é aplicado no couro cabeludo gerando um sangramento que libera fatores de crescimento e estimula o crescimento dos fios. Esse procedimento é realizado após aplicação de pomada anestésica e/ou anestesia local infiltrativa e apresenta resultados promissores.

     

    Converse com seu médico dermatologista para maiores esclarecimentos!

    Camila Fátima Biancardi Gavioli
    Dermatologista membro da SBD
    CRM 152441

    Deixe um Comentário →

Photostream