Você está visualizando atualmente Sudorese excessiva e tratamento com Toxina Botulínica

Sudorese excessiva e tratamento com Toxina Botulínica

A hiperidrose, ou sudorese excessiva, é um problema muito frequente na população. Isso costuma causar constrangimentos para o indivíduo, levando até a prejuízos no emprego e nas relações sociais.
Existem vários tratamentos para a hiperidrose. O mais comum é o uso de desodorantes antitranspirantes. Apesar de prático, esse método muitas vezes é insuficiente. Nesses casos, uma opção interessante é o uso da toxina botulínica.

Modo de ação

O princípio de funcionamento é a paralisação da glândula secretora de suor na axila. A toxina botulínica deve ser aplicada exclusivamente por médicos. Ela é injetada com agulha e seringa muito finas (como as de insulina) em vários pontos (25-50 por axila).

Desconforto

Como a agulha é bem fina e a quantidade de produto pequena, a dor costuma ser bem tolerável. Alguns profissionais aplicam uma pomada anestésica e gelo durante o procedimento, o que diminui ainda mais o desconforto.

Complicações possíveis

As complicações mais frequentes são dor no local durante o procedimento, pequenos hematomas e vermelhidão. Todos esses efeitos são passageiros. A ocorrência de alergia é um evento raro.

Contraindicações

Não é recomendável em mulheres grávidas, pessoas com doenças autoimunes e em uso de uma classe de antibióticos chamada amino glicosídeos. Na dúvida, o melhor a fazer é consultar um dermatologista para saber a respeito do seu caso.

Duração

Geralmente a sudorese diminui em torno de duas semanas. O efeito esperado dura cerca de 9 meses, podendo chegar a um ano.