pt-brfren
  • Luz intensa pulsada: saiba como funciona o tratamento

    Luz intensa pulsada: saiba como funciona o tratamento

    Conheça como a luz intensa pulsada (LIP) pode te ajudar a ter uma pele ainda mais linda. Os tratamentos com a LIP são bem versáteis, ou seja, podem ser aplicados com diferentes finalidades. Leia aqui sobre os benefícios e entenda melhor o tratamento.

    Você já ouviu falar sobre o uso de luz intensa pulsada (LIP) em tratamentos de pele? Ao conhecer melhor sobre o que esses procedimentos são capazes de fazer, você não vai se surpreender em descobrir que eles estão entre os mais realizados em consultórios dermatológicos.

    Desde remover rugas, olheiras e tatuagens até depilação definitiva, tudo se torna possível com a luz intensa pulsada.

    Por serem opções versáteis e de benefícios comprovados, esses tratamentos são muito procurados por pacientes que buscam melhorias estéticas na pele, em especial do rosto e do pescoço.

    Luz intensa pulsada ou laser?

    Semelhantemente aos tratamentos realizados através do laser, a luz intensa pulsada é utilizada como fonte luminosa não ablativa, ou seja, capaz de gerar calor na pele sem provocar ferimentos.

    A grande diferença entre as duas modalidades está na variação do comprimento de onda presente no feixe de luz emitido pela luz intensa pulsada. Enquanto o Laser emite um comprimento de onda específico, há uma grande variabilidade nos tipos de onda presentes na LIP.

    Desta forma, esses tratamentos podem tratar diferentes problemas através de uma mesma aplicação. A seguir você conhecerá melhor como funciona o tratamento com luz intensa pulsada e quais são as suas aplicações.

    Como funciona a LIP

    Conforme falamos anteriormente, os tratamentos com luz intensa pulsada são bem versáteis, ou seja, podem ser aplicados com diferentes finalidades.

    O feixe de luz age sobre a pele a partir de componentes fotorreceptores chamados cromóforos. Essas células são responsáveis pela conversão da luz em calor.

    A energia absorvida em forma de calor estimula os tecidos da região ativando diversas reações químicas do organismo que proporcionam, por exemplo, o aumento da espessura da pele ao estimular uma reorganização das fibras colágenas e elásticas, além de um aumento da atividade dos fibroblastos.

    Quais benefícios posso ter com esses tratamentos?

    Graças a essas e demais modificações estimuladas pela luz intensa pulsada, esse tipo de procedimento contribui para:

    ● Eliminação de rugas e marcas de expressão
    ● Controle de teleangiectasias (microvasos)
    ● Tratamento de rosáceas
    ● Remoção olheiras
    ● Tratamento de poiquilodermia (manchas)
    ● Tratamento de acne
    ● Tratamento de estrias
    ● Depilação definitiva
    ● Remoção de tatuagem

    Como é realizada a aplicação?

    Geralmente, são necessárias três ou quatro sessões para se chegar ao resultado esperado. O intervalo entre as aplicações varia de três semanas a um mês.

    O primeiro passo para se iniciar o tratamento são os cuidados com a pele, que visam evitar o aparecimento de queimaduras ou manchas. A dica é evitar a exposição solar e fazer uso frequente de protetores nos dias que antecedem a sessão.

    No dia do procedimento, será aplicado inicialmente um gel sobre a pele do paciente e, então, a ponteira do equipamento entrará em contato sobre a região preparada. Feito isso, se realiza o primeiro disparo. À medida que o equipamento vai se movendo sobre a área afetada, novos disparos de feixes de luz vão sendo dados.

    É natural que o paciente sinta queimação e que, momentos após a sessão, a pele permaneça avermelhada. Esses sinais desaparecem naturalmente algumas horas depois.

    As vantagens de optar pela luz intensa pulsada

    Existem diversas vantagens em optar por esse tipo de tratamento, a começar por seu preço acessível.

    Os tratamentos com luz intensa pulsada são extremamente seguros e eficientes para aquilo que se propõem. E não é só isso, eles apresentam um risco bem pequeno de complicações, como queimaduras e discromias.

    Dra. Fernanda Carrilho de Menezes CRM-SP 127651

     

    Para saber mais sobre depilação à laser, clique aqui.

     

    Acompanhe mais artigos de dermatologia e estética em nosso blog.

    Deixe um Comentário →

Photostream